quinta-feira, 18 de abril de 2013

Em tempos de crise..

   Lembro de uma vez em que o assunto "crise do jornalismo" foi levantado em sala de aula... Assunto este que gera, só de ouvir, um certo "desconforto" em qualquer aspirante à jornalista. Porém, no decorrer da aula, ouço o professor dizer: "crise, em grego,"krisis", significa mudança. Seja esta para melhor ou pior. Daí a "coisa"  foi ficando mais aceitável, o tom da conversa foi ficando mais leve e até interessante.
   Mudança é algo que mexe com qualquer um; e todos hão de convir que essa palavrinha, um tanto quanto inocente, nunca vem desacompanhada. A "tal" da Despedida é uma que está sempre por perto quando o assunto é trocar o "velho" pelo "novo"; O Frio na Barriga..aquele íntimo "Será que vai dar certo?" é outro que não sai da cabeça;
   Enfim, a questão é que me mudei. Peguei minhas "troxinhas" e vim pra São Paulo. Sabe aquela cidade assustadora, enchentes, tempo maluco, trânsito, gente "pra dar e vender"...? Pois é, essa mesma. Há dois meses saí da minha ilha e vim pra cá fazer faculdade; e estou começando a sentir que, finalmente, tudo está começando a se ajeitar. Aquela cidade assustadora que eu descrevi em alguns textos, aos poucos, vai "dando as caras", se mostrando; e a gente vai ficando mais íntimas, amigas não. Pera lá! "Colegas" seria o termo mais apropriado.
   E hoje, neste dia frio que está fazendo aqui na Pauliceia, mudei também de apartamento. Mais uma vez arrumei minhas malas e fui embora. Algumas conversas, cartas de agradecimento, pedidos de desculpas e alguma poera no chão eu deixei. E, para minha sorte, fui recebida com alguns sorrisos, listas de "regras de boa convivência" e cachorro-quente com batata palha. Nada mau pra um primeiro dia juntas.
   Lavar roupa, a louça, cozinhar, limpar privada,tirar o lixo toda noite,varrer o "ap", supermercado, dividir as contas, PAGAR as contas...ufa! Eu bem que pensei que podia me livrar, mas a responsabilidade chegou antes do que eu pensava e veio com tudo; uma espécie de "brinde irrecusável" junto ao presentão que eu ganhei: os tão esperados dezoito anos... Aos "Peter Pans" de plantão, a minha mais sincera inveja.
   É, Elizabeth Gilbert, aos dezesseis, quando li seu livro "Comer,Rezar e Amar" no meu ano de intercâmbio na Alemanha, achei cedo pra dizer que eu era como um caracol. Aquele que carrega a casa nas costas... Hoje estou começando a sentir que não está mais tão cedo assim. Que venham muitas mudanças! A minha casa é onde eu estiver.


Por Joana Borges (Perdidos) 



Vista do novo ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário