quarta-feira, 1 de maio de 2013

eu, paulistana.

Pluralidade. Diversidade. Em relação a minha pré-conceituosa declaração de São Paulo, nada mudou. Eu continuo a achar que a Pauliceia tem de tudo. Ou pelo menos, quase tudo. São móveis que você procura? Pff! Essa é fácil! Tem uma rua só disso.. Instrumentos musicais ? Passa na Theodoro Sampaio, em cinco minutos eu prometo que você monta a banda inteira. E por aí vai...
Impressiona-me, até hoje, a diversidade que é São Paulo e o que ela faz comigo. Aqui tenho vontade de ser tudo ao mesmo tempo. Aos sábados, saio da aula de teatro convicta de que serei atriz. Faço planos, economizo, pesquiso cursos profissionalizantes...e esqueço. Ou melhor, guardo os pensamentos para o próximo sábado. Na academia quero ser saudável, cuidar do corpo,virar atleta. E se fico bonita em alguma foto, logo me sinto uma modelo. Mas ao abrir o pacote de cookies, logo esqueço.
Em casa, sou faxineira, cozinheira, lavadeira...Chamem do que quiser, aqui sou mãe, irmã, mulher. E, ao voltar da faculdade, o que eu mais quero é ser jornalista. Uma verdadeira formadora de opinião e de futuros heróis. Juro a mim mesma que lerei um milhão de livros, escrevê-los-ei. E, já cansada, esqueço. Sento na cadeira da escrivaninha e escrevo textos que talvez só eu mesma lerei. Como este aqui. E embora assim o seja, quero ser blogueira; daquelas que possuem milhares de acessos diariamente, são lidas e se fazem ouvir; possuem um estilo próprio e que, acima de tudo, amam os próprios textos. E então chega a "famosa" Falta de Inspiração e logo esqueço. Ao final do dia descubro minha verdadeira vocação: Princesa.
Entretanto, admito que sou exigente. Da Branca de Neve nunca gostei muito; a Rapunzel passa a vida inteira presa numa torre e a Cinderela só trabalha.. Nada mau seria morar com fadas, dar uma pausa na vida dormindo por alguns anos e só acordar quando o príncipe perfeito aparecer. A Bela Adormecida que "abra o olho" ou eu tomarei o lugar dela. Ou não. Amanhã já sei que a ideia vai ser outra e o meu teste vocacional vai dizer outra coisa.
Por agora, o que eu quero é dormir tranquila. Aquietar minhas ambições, acalmar as emoções para, quem sabe, sonhar. Sonhar com a Joana princesa, a Joana jornalista, a Joana atriz, a Joana atleta, a Joana plural, diversificada, paulistana.

Joana Borges (Perdidos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário